A grávida é uma das pessoas que mais cuidado e atenção deve merecer da nossa parte. Não porque esteja doente mas porque é portadora de um ser que se está a formar mental, física e emocionalmente.
Devemos portanto ter em mente que o ensino e orientação, independente do período de gestação em que se encontre, são fundamentais e muito abrangentes.
A mulher, ao saber que vai pôr neste mundo um novo SER, após a primeira sensação de felicidade e plenitude, imediatamente fica cheia de dúvidas e apreensões, quer seja um primeiro ou segundo filho.
Não são apenas os casos de gravidez não desejada (que requerem, obviamente acompanhamento especial) que a preparação do parto é extremamente importante, tanto física como psicológica.
Esta técnica, tal como a entendemos, surge exactamente para desmistificar crenças, medos, faltas de informação sobre o que é, o que têm que fazer e como se vai passar todo este período anterior e após o parto, tranquilizando os pais e ensinando-os como agir em cada situação. Dizemos “pais” porque o “grávido” também tem o seu papel, bem mais importante do que possa parecer á 1ª vista.
Mais do que uma fase de grandes ginásticas físicas é um período de enormes oportunidades de vivências únicas, tão importantes que nunca mais se repetirão. Não com esse bebé!
A gravidez pode e deve ser encarada como uma oportunidade única da vida de cada um dos intervenientes, para crescerem e se realizarem. Normalmente não aconteceu por acaso, lembre-se disso.
É nosso privilégio ser capaz de as acompanhar neste trabalho.